CNH para reboques: como saber se você está habilitado?
- anfatre
- 23 de jun.
- 1 min de leitura
A escolha da categoria certa da carteira de habilitação faz toda a diferença para rodar dentro da lei e com segurança. Conforme o artigo 143 do CTB, o tipo de CNH necessário depende do Peso Bruto Total (PBT) da unidade acoplada. Confira:
👉 Categoria B:
- Para reboques e trailers com PBT de até 6.000 kg.
- O veículo trator deve ter um PBT máximo de 3.500 kg, e a capacidade de tração deve estar dentro do especificado pelo fabricante.
👉 Categoria C:
- Condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg.
👉 Categoria E:
- Necessária quando o PBT do reboque, trailer ou semirreboque ultrapassa 6.000 kg, ou quando a lotação da unidade acoplada excede 8 lugares.
👉 § 2º Condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg, ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista. (Incluído pela Lei nº 12.452, de 2011).
Dica Extra: Sempre consulte o CRLV e as especificações do fabricante do veículo para garantir que está cumprindo as normas e mantendo a segurança.
Rodar dentro da lei é proteger vidas e evitar dores de cabeça.
Comments